tratamento dependência química 28

· 4 min read
tratamento dependência química 28

Sorocaba Amplia Vagas De Tratamento Da Dependência Química E Disponibiliza Telefone 24 Horas Para Conter Chegada E Avanço Da Nova Droga K9 Agência De Notícias
Neurociências
clinica recuperação feminina

tratamento dependência química



e amenizar os seus efeitos colaterais. Um dependente químico se torna muito mais tolerante ao consumo de uma ou mais drogas, pois sente que precisa consumi-las para se divertir. Logo surge o famoso efeito “bola de neve”, em que o consumo só aumenta, levando a consequências perigosas.
A pesquisa foi realizada com 12 usuários de drogas diagnosticados como dependentes químicos que estavam internados no hospital geral de uma cidade do sul do Brasil para realização da desintoxicação, sendo que dez eram homens e duas eram mulheres. Durante o período de oito semanas, os pacientes internados com funções cognitivas preservadas, segundo avaliação da equipe, eram convidados a participar do estudo. Segundo Orth e Moré (2008), a família é o primeiro sistema a ser afetado pela drogadição, provocando consequências na saúde de seus membros, bem como fragilizando as suas relações. Por outro lado, de acordo com Guimarães et al. (2009), o uso de drogas, sobretudo por adolescentes, pode indicar falta de apoio ou orientação por parte da família. Outros autores acreditam que a forma de funcionamento da família pode ser protetiva ou de risco para desenvolvimento de dependência química entre seus membros (Mckay et al., 1991).
Fazer isso não é compactuar com atitudes ruins, mas sim demonstrar apoio a recuperação. Palavras associadas a desvio de caráter, falta de fé ou fraqueza são desferidas  impiedosamente contra os mesmos, contudo, é preciso saber que eles estão passando por uma doença como qualquer outra e que apesar de não ter cura, existe tratamento. O Hospital Santa Mônica é o primeiro Hospital Psiquiátrico Privado com Acreditação ONA.
Finalmente, as mudanças começam a ser postas em prática e os comportamentos problemáticos passam a ser revistos. Apesar de começar a acreditar em prováveis mudanças, ainda se encontra em dúvida e inseguro – sentimento que pode levá-lo a desistir da ideia de tratamento. Nesta etapa, são trabalhadas a desintoxicação, a remoção de barreiras e de resistências e a síndrome de abstinência.
Em 2018, mais de 7,5 mil atendimentos foram realizados apenas nos CAPS AD, com predominância nas faixas etárias de 30 a 39 anos de idade. Os CAPS, assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), funcionam como porta de entrada para o atendimento na área de saúde mental dentro da rede municipal de saúde. Atualmente são 92 unidades no total, além das especializadas em Álcool e Drogas, 30 se destinam ao atendimento de crianças e adolescentes e 32 são só para pacientes adultos. Um Projeto Terapêutico Singular é construído de acordo com as necessidades de cada usuário. Todos os CAPS contam com equipe uma multidisciplinar de médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais. Há possibilidade de atendimento individual, grupos psicoterápicos e terapêuticos, tratamento medicamentoso, oficinas culturais, atendimento familiar, atividades de lazer e de inserção social dos integrantes do programa de recuperação.
“Em parceria com outras esferas de Governo, aumentamos em mais de 40 vezes o número de vagas disponíveis em clínicas de tratamento para dependentes químicos, que terão a chance de largar o vício e mudar de vida. Eram 40 vagas, que aumentamos para 940 e chegamos, no momento atual, para 1.840 vagas de tratamento. Ou seja, se a pessoa quiser se tratar, ela tem tudo à disposição”, completa o prefeito Rodrigo Manga. Muitas pessoas acreditam que a doença não passa de mero vício ou falta de caráter, o que não é verdade. A dependência
A partir de um estudo de caso realizado numa fazenda de recuperação, Moraes et al. (2010) concluíram que, nesse tipo de instituição, existem espaços para o convívio entre os internos, para práticas laborais e práticas espirituais. Todos assumem responsabilidades dentro da fazenda, auxiliando desde a administração da comunidade, até as diversas outras atividades. Além destes aspectos, existem sérias comorbidades psiquiátricas que coexistem com a dependência de drogas, como é o caso da ansiedade e da depressão, que também dificultam  a proposição de um  alto nível de motivação.


tratamento dependência química


Nas falas de E10 e E7 aparece o tema da perda da família, em que o entrevistado já perdeu e quer recuperá-la ou evitou a perda através do tratamento, respectivamente. Já na fala da entrevistada 12 há uma retribuição à família, que está depositando confiança na usuária, e, ao mesmo tempo, evitar perder a família, pois talvez isso aconteça se a confiança existente deixar de existir caso não haja essa retribuição. Caso o paciente venha de outro município, é importante frisar que o Programa de Tratamento não disponibiliza refeições ou acomodação para o paciente ou acompanhante. Com o intuito de agilizar a organização dessas necessidades, serão indicados locais para hospedagem e realização de refeições próximos ao local dos procedimentos.
Para um dependente químico, o uso de entorpecentes se torna algo tão grande que não há como ele se recuperar sozinho. Diga que compreende que ele sofre, que sente insegurança e que por isso você não o julga. Por isso mostre com palavras e atitudes ao seu ente querido que você lhe ama e que estará sempre por perto, apoiando nesta difícil decisão. Outro ponto que deve ser observado é a quantidade da substância que o dependente precisa.